terça-feira, 26 de novembro de 2013

Circular: Histórias do Mar estaciona em Cananeia


Circular: Histórias do Mar leva ônibus-teatro para as escolas públicas de Cananeia

 

Com apoio do ProAC ICMS da Secretaria de Estado da Cultura, o projeto Circular: Histórias do Mar será apresentado para alunos da rede municipal de ensino de Cananeia entre os dias 26/11 e 01/12

 

Quem já não ouviu, sem querer, a história de alguém, simplesmente por estar na mesma viagem, dentro de um ônibus? Quem já não cruzou com pessoas incríveis em passeios de ônibus e que depois nunca mais encontrou? Foi pensando nessas situações que Talita Berthi e Douglas Zanovelli resolveram criar o projeto Circular: Histórias do Mar. Usando um ônibus urbano adaptado para apresentações teatrais, eles e seus atores circulam por escolas públicas e oferecem aos alunos entrada gratuita em sessões pelas manhãs e tardes.

 

Dentro do ônibus foi criado um ambiente aconchegante para valorizar o ato de escutar, observar, sentir e compartilhar, onde o espectador vive a cena ao lado do ator. “O público é testemunha presente dos sentimentos mais puros dos personagens e transcende junto com ele as barreiras do real e do imaginário” explica Talita Berthi, produtora do projeto.

 

O espetáculo Histórias do Mar que integra a programação foi montado exclusivamente para o ônibus, utilizando recursos de maquinarias e traquitanas para movimentar bonecos, tecidos e criar efeitos de som e luz.  Na temática do espetáculo, o Grupo Teatro Aberto interage com o universo da região, pois traz fatos e personagens ligados ao mar e à cultura caiçara. “Queremos levar para o teatro um pouco do universo da cultura caiçara, seu modo de viver em harmonia com o meio ambiente, suas festas e sua ligação com os mistérios do mar” explica Douglas Zanovelli, autor do texto. O texto tem a direção de Ednaldo Freire, dramaturgia de Douglas Zanovelli e conta com Edivaldo Costa, Daniel Cuculo, Douglas Zanovelli e Rogério Ramos que se revezam em duplas no elenco.

 

Na programação para as escolas terá sessões de teatro e bate-papo com os professores. No final de semana, dias 30/11, sábado, e 01/12, domingo, o ônibus estaciona na Praça Martin Afonso de Souza no Centro da cidade para apresentações gratuitas às 16h00, 17h00, 19h00 e 20h00. Para participar, basta retirar um ingresso gratuito com 30min de antecedência no local.

 

O projeto é uma realização do Grupo Teatro Aberto e da BERTHI Produção e Arte e conta com o apoio do ProAC ICMS - Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura / Governo do Estado de São Paulo e apoio da Prefeitura Municipal de Cananeia, Departamento Municipal de Educação e de Cultura.

 

Maiores informações: https://www.facebook.com/circularhistorias

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário