sexta-feira, 30 de junho de 2017

Ônibus-teatro encerra temporada em Santos com apresentações gratuitas

As lendas dos povos indígenas, a vida no quilombo, a biodiversidade natural e as espécies de animais que vivem na Mata Ciliar. Esses e outros segredos do Vale do Ribeira estão guardados dentro do Circular: Histórias da Mata, um ônibus adaptado com todos os recursos técnicos de som e luz que promete animar o fim do período letivo e as férias da criançada em Santos. Penélope Portugal, Diretora do Instituto Cultural Usiminas, reforça a importância do projeto: “O ônibus do Circular leva a história da fauna e flora da região a centenas de pessoas de forma lúdica e divertida proporcionando à população uma experiência única de assistir uma apresentação teatral em um local inusitado com informações tão ricas e relevantes. O Instituto Cultural Usiminas valoriza a importancia e o potencial desta iniciativa e acredita que são projetos como este que fazem a diferença na vida das comunidades onde a Usiminas está presente.” O projeto, que tem o apoio do Instituto Cultural Usiminas e patrocínio da Usiminas através do Programa de Ação Cultural (ProAC) do Estado de São Paulo, circulará pela Zona Noroeste e Orla.
Ônibus-teatro estaciona na ZN e na Orla da cidade entre os dias 1 e 8 de julho
Serão 18 sessões gratuitas, onde o projeto pretende alcançar um público de 900 pessoas. No sábado, dia 1, o embarque será em frente à biblioteca volante na Vila dos Criadores, a partir das 14h. Já nos dias 4 e 5 tem dobradinha do Circular também na Zona Noroeste: o projeto estaciona no Arte no Dique com sessões às 13h, 14h, 15h e 16h na terça e 9h e 10h na quarta-feira.

Após passagens por bairros descentralizados, o ônibus-teatro chega à Orla no sábado (8), com apresentações na Fonte do Sapo a partir das 15h e encerra a circulação na cidade no domingo, dia 9, na Praia do Gonzaga, dentro da programação do Domingo de Lazer. As sessões do espetáculo acontecerão sempre em um intervalo de uma hora e é preciso retirar o ingresso com 30 minutos de antecedência.

Concebido a partir de uma pesquisa de campo do Grupo Teatro Aberto em Cananéia, as cenas do espetáculo mesclam história e natureza, ensinando desde os costumes dos quilombolas até a importância da Mata Ciliar. “Na pesquisa de campo que o grupo fez notamos a importância dessa mata, que fica às margens dos rios e serve como corredor para que os animais se desloquem em busca de água e comida. Da mesma forma que os cílios protegem os olhos, as matas ciliares protegem os rios, por isso elas recebem esse nome. Durante o espetáculo explicamos essa e outras curiosidades”, conta Douglas Zanovelli, também produtor do projeto.

O ônibus foi adaptado para receber um público de até 50 pessoas por apresentação, contando com arquibancada e ar-condicionado. “O objetivo do Circular: Histórias é descentralizar o acesso à cultura, levando dentro de um ônibus a qualidade técnica de som luz e efeitos visuais para que todos possam desfrutar da experiência de ir até o teatro. Neste caso, o teatro vai, sobre rodas, até o público”, explica Talita Berthi, produtora do projeto.

Para encenar de forma lúdica a necessidade de preservar o meio ambiente, o ônibus-teatro foi especialmente preparado com um cenário confeccionado pelo artista Edivaldo Costa a partir de materiais recicláveis, tais como tampinhas de refrigerante e embalagens de cosméticos.
“Além disso, diversas técnicas de bonecos foram aplicadas como mamulengo, marionete, fantoche, máscara e varas. O espetáculo foi montado exclusivamente para esse espaço, onde a cenografia interage com o ônibus e com a plateia, proporcionando ao público uma experiência única", completa Edivaldo.

O espetáculo tem dramaturgia coletiva de Douglas Zanovelli, Cida Cunha e Edivaldo Costa e no elenco se revezam os atores Léo Porto, Rogério Ramos, Edivaldo Costa e Douglas Zanovelli. Santos é a terceira parada do ônibus-teatro, que neste ano já passou pelas cidades de Cubatão e Guarulhos.
O Projeto Circular: Histórias da Mata tem o patrocínio da Usiminas através do Programa de Ação Cultural (ProAC), apoio do Instituto Cultural Usiminas, Prefeitura Municipal de Santos através das Secretarias de Cultura e Educação e realização do Grupo Teatro Aberto, BERTHI Produção e Arte e Governo do Estado de São Paulo.

Serão 18 sessões gratuitas e abertas ao público
Sinopse do espetáculo
"Circular: Histórias da Mata" Infantil, 35min.
Um guia e um motorista convidam o público a embarcar em uma expedição para conhecer a vida na mata. Eles saem da barra, onde o rio se encontra com o mar e vão rio acima conhecendo personagens e histórias dos povos e dos bichos que vivem longe da cidade. Neste percurso, conhecem uma lenda indígena, a vida no quilombo, os perigos e encantos da mata.

Sobre o Circular: Histórias
O Circular: Histórias é um projeto de apresentações teatrais dentro de um ônibus urbano – e portanto, já repleto de histórias – adaptado para a cena teatral. O foco central do projeto é usar a metáfora do embarque, da viagem e da partida, para inserir o público em um universo mágico e repleto de histórias. O projeto foi idealizado em 2009 por Talita Berthi e Douglas Zanovelli e desde então já circulou com as montagens ‘Histórias Circular’, com textos inspirados nos contos populares recolhidos por Câmara Cascudo e ‘Histórias do Mar’, com textos inspirados na cultura caiçara, atingindo um público de 50 mil espectadores em 25 cidades percorridas. Mais informações em: www.circularhistorias.com.br ou f/circularhistorias.

Data
Local
Horários
01/07
Em frente à biblioteca volante da Vila dos Criadores (Zona Noroeste)
Sessões a partir das 14h
04/07
Arte no Dique
(Av. Brg. Faria Lima, 1349 - Radio Clube)
13h, 14h, 15 e 16h
05/07
Arte no Dique
(Av. Brg. Faria Lima, 1349 - Radio Clube)
9h e 10h
08/07
Fonte do Sapo
(Aparecida)
15h, 16h, 17h e 18h
09/07
Avenida da Praia do Gonzaga
(Projeto Domingo de Lazer)
10h, 11h, 12h e 13h

Nenhum comentário:

Postar um comentário