sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Circular: Histórias da Mata estaciona em Cananéia trazendo a magia do teatro dentro de um ônibus

Após encantar mais de 7.600 pessoas em seis cidades do Estado de São Paulo chegou a hora do ‘Circular: Histórias da Mata’ estacionar no local que o inspirou: a ilustre Cananéia. O ônibus-teatro encerra a temporada deste ano com apresentações gratuitas na cidade entre os dias 6 e 9 deste mês. O projeto ‘Circular: Histórias’ conta segredos da cultura caiçara desde 2012, quando estreou o espetáculo ‘Histórias do Mar’, apresentado a milhares de crianças, principalmente do interior de São Paulo, além da cidade de Cananéia. Com este novo espetáculo, o ‘Histórias da Mata’, o Grupo pretende dar continuidade a essa pesquisa iniciada há 5 anos, baseada na diversidade cultural existente na Região do Vale do Ribeira.  


Equipado com todos os recursos técnicos de som e luz, a proposta do grupo Teatro Aberto é transportar as lendas dos povos indígenas, a vida no quilombo, a biodiversidade natural e as espécies de animais que vivem na Mata Ciliar dentro de uma sala itinerante de teatro.

A pesquisa de campo para a produção do espetáculo aconteceu no começo deste ano em Cananéia. Para o produtor Douglas Zanovelli, retornar com o projeto pronto para a cidade é uma forma de homenagear todos os moradores e lugares que foram fundamentais para a concepção do espetáculo. “Trazer nosso circular para esta região é como devolver um animal silvestre ao seu habitat natural, aqui ele está em casa!“, conta.

O objetivo do projeto é levar um pouco da energia e do equilíbrio da mata por todos os lugares por onde o ônibus-teatro passar. “Contar essas histórias é difundir a ideia de equilíbrio entre o homem e a natureza, é respeitar as raízes da nossa cultura, é compartilhar e aprender sobre o mundo que pertencemos, o nosso planeta, a nossa casa!”, complementa a também produtora e idealizadora do projeto, Talita Berthi.

Para encenar de forma lúdica a necessidade de preservar o meio ambiente, o ônibus-teatro foi especialmente preparado com um cenário confeccionado pelo artista Edivaldo Costa, que também assina a direção artística do espetáculo. "A maior parte da cenografia foi confeccionada a partir de materiais recicláveis e diversas técnicas de bonecos foram aplicadas como mamulengo, marionete, fantoche, máscara e varas. O espetáculo foi montado exclusivamente para esse espaço, onde a cenografia interage com o ônibus e com a plateia, proporcionando ao público uma experiência única", conta Edivaldo.

O espetáculo tem dramaturgia coletiva de Douglas Zanovelli, Cida Cunha e Edivaldo Costa e no elenco os atores Léo Porto e Rogério Ramos. A passagem por Cananéia encerra a bem-sucedida temporada do Circular: Histórias da Mata, que neste ano já estacionou em Cubatão, São Vicente, Santos, Praia Grande, Guarulhos e Taubaté.
Roteiro
Entre os dias 6 e 8 de dezembro o Circular: Histórias da Mata percorre três escolas do munícipio: a EMEF Deborah Silva Camargo, na Vila Cabana; a EMEF Geraldo Beletti Britto, no Acarau e a EMEF Alziro Bastos dos Santos, no Carijo. Já no próximo sábado, dia 9, o Circular: Histórias da Mata estaciona na Praça Martim Afonso de Souza (Praça da Matriz), com sessões gratuitas e abertas ao público às 17h, 18h, 19h e 20h. É preciso retirar os ingressos com 30 minutos de antecedência, lembrando que há limitação de 50 pessoas por sessão.
O Projeto Circular: Histórias da Mata tem o patrocínio da Usiminas através do Programa de Ação Cultural (ProAC), apoio do Instituto Cultural Usiminas, Prefeitura de Cananéia através dos Departamentos de Educação e Cultura e realização do Grupo Teatro Aberto, BERTHI Produção e Arte e Governo do Estado de São Paulo.



Sinopse do espetáculo

"Circular: Histórias da Mata" Infantil, 35min.
Um guia e um motorista convidam o público a embarcar em uma expedição para conhecer a vida na mata. Eles saem da barra, onde o rio se encontra com o mar e vão rio acima conhecendo personagens e histórias dos povos e dos bichos que vivem longe da cidade. Neste percurso, conhecem uma lenda indígena, a vida no quilombo, os perigos e encantos da mata.

Sobre o Circular: Histórias

O Circular: Histórias é um projeto de apresentações teatrais dentro de um ônibus urbano – e portanto, já repleto de histórias – adaptado para a cena teatral. O foco central do projeto é usar a metáfora do embarque, da viagem e da partida, para inserir o público em um universo mágico e repleto de histórias. O projeto foi idealizado em 2009 por Talita Berthi e Douglas Zanovelli e desde então já circulou com as montagens ‘Histórias Circular’, com textos inspirados nos contos populares recolhidos por Câmara Cascudo e ‘Histórias do Mar’, com textos inspirados na cultura caiçara, atingindo um público de 50 mil espectadores em 25 cidades percorridas. Mais informações em: www.circularhistorias.com.br ou f/circularhistorias.





Nenhum comentário:

Postar um comentário