quinta-feira, 20 de abril de 2017

Circular: Histórias da Mata em Santos!


Espetáculo itinerante patrocinado pela Usiminas passará pela Área Continental e Zona Noroeste da cidade com o objetivo descentralizar o acesso à cultura e ensinar, de forma lúdica, a importância de preservar o meio ambiente

Ônibus-teatro chega a Santos para promover uma viagem pelas Histórias da Mata

Santistas da Área Continental e da Zona Noroeste são os convidados do Grupo Teatro Aberto para embarcar entre os dias 23 e 26 de abril no Circular: Histórias da Mata, um ônibus-teatro adaptado com todos os recursos técnicos de uma sala convencional que promove uma viagem lúdica pelos costumes, lendas e riqueza natural do Vale do Ribeira. O projeto tem o apoio do Instituto Cultural Usiminas e patrocínio da Usiminas através do Programa de Ação Cultural (ProAC) do Estado de São Paulo.

Serão 16 apresentações gratuitas, onde o projeto pretende alcançar um público de 800 pessoas. No domingo, dia 23, o embarque do Circular será na Praça das Palmeiras, no Caruara. Na segunda, o ponto de encontro acontecerá na Praça do Monte Cabrão, também na Área Continental de Santos. O ônibus-teatro chega na Zona Noroeste na terça-feira (25), com apresentações na Praça Nicolau Geraigire, no Jardim São Manoel e encerra a primeira fase de circulação pela cidade na quarta-feira, dia 26, na Praça do Jardim Piratininga. As sessões do espetáculo acontecerão em um intervalo de uma hora, das 14h às 17h. É preciso retirar o ingresso com 30min de antecedência.


O ônibus foi adaptado para receber um público de até 50 pessoas por apresentação, contando com arquibancada e ar-condicionado. “O objetivo do Circular: Histórias é descentralizar o acesso à cultura, levando dentro de um ônibus a qualidade técnica de som luz e efeitos visuais para que todos possam desfrutar da experiência de ir até o teatro. Neste caso, o teatro vai, sobre rodas, até o público”, explica Talita Berthi, produtora do projeto.

Concebido a partir de uma pesquisa de campo do Grupo Teatro Aberto em Cananéia, as cenas do espetáculo mesclam história e natureza, ensinando desde os costumes dos quilombolas até a importância da Mata Ciliar. “Na pesquisa de campo que o grupo fez notamos a importância dessa mata, que fica às margens dos rios e serve como corredor para que os animais se desloquem em busca de água e comida. Da mesma forma que os cílios protegem os olhos, as matas ciliares protegem os rios, por isso elas recebem esse nome. Durante o espetáculo explicamos essa e outras curiosidades”, conta Douglas Zanovelli, também produtor do projeto.

Para encenar de forma lúdica a necessidade de preservar o meio ambiente, o ônibus-teatro foi especialmente preparado com um cenário confeccionado pelo artista Edivaldo Costa a partir de materiais recicláveis, tais como tampinhas de refrigerante e embalagens de cosméticos.

“Além disso, diversas técnicas de bonecos foram aplicadas como mamulengo, marionete, fantoche, máscara e varas. O espetáculo foi montado exclusivamente para esse espaço, onde a cenografia interage com o ônibus e com a plateia, proporcionando ao público uma experiência única", completa Edivaldo, que assina a dramaturgia do espetáculo ao lado de Douglas Zanovelli e Cida Cunha. No elenco se revezam os atores Léo Porto, Rogério Ramos, Edivaldo Costa e Douglas Zanovelli.

Essa é a segunda parada do ônibus-teatro na Baixada Santista: de 27 de março até o dia 9 de abril os cubatenses puderem se surpreender com todos os segredos da mata guardados no interior do ônibus. No total, serão realizadas 160 apresentações gratuitas distribuídas ainda pelas cidades de Guarulhos e Taubaté ao longo do ano.

O Projeto Circular: Histórias da Mata tem o patrocínio da Usiminas através do Programa de Ação Cultural (ProAC), apoio do Instituto Cultural Usiminas, Prefeitura Municipal de Santos através da Secretaria de Cultura e realização do Grupo Teatro Aberto, BERTHI Produção e Arte e Governo do Estado de São Paulo.

Sobre o Circular: Histórias

O Circular: Histórias é um projeto de apresentações teatrais dentro de um ônibus urbano – e portanto, já repleto de histórias – adaptado para a cena teatral. O foco central do projeto é usar a metáfora do embarque, da viagem e da partida, para inserir o público em um universo mágico e repleto de histórias. O projeto foi idealizado em 2009 por Talita Berthi e Douglas Zanovelli e desde então já circulou com as montagens ‘Histórias Circular’, com textos inspirados nos contos populares recolhidos por Câmara Cascudo e ‘Histórias do Mar’, com textos inspirados na cultura caiçara. A terceira turnê do Circular vem como uma continuidade do trabalho, onde os espectadores são convidados a ‘subir o rio’ e desvendar as histórias da mata. “Queremos levar um pouco da energia e do equilíbrio da mata para os lugares por onde o ônibus-teatro passar”,finaliza Talita Berthi.

Mais de 50 mil espectadores já embarcaram no Circular nas 25 cidades por onde o coletivo passou. Outras informações em: www.circularhistorias.com.br ou f/circularhistorias.

Sinopse do espetáculo
"Circular: Histórias da Mata" Infantil, 35min.

Um guia e um motorista convidam o público a embarcar em uma expedição para conhecer a vida na mata. Eles saem da barra, onde o rio se encontra com o mar e vão rio acima conhecendo personagens e histórias dos povos e dos bichos que vivem longe da cidade. Neste percurso, conhecem uma lenda indígena, a vida no quilombo, os perigos e encantos da mata.


Nenhum comentário:

Postar um comentário