quarta-feira, 26 de abril de 2017

Sobre sonhos na Zona Noroeste de Santos

Crianças corriam e brincavam livremente com uma bola gasta; ali pertinho, embaixo de uma espécie de coreto, professor e alunos testavam as habilidades da mente em uma complexa partida de xadrez.
Ao fundo da cena, um ônibus colorido, repleto de personagens que povoam o imaginário infantil chacoalhava de um lado para o outro. Algumas vezes até era possível ouvir os gritos de espanto e as gargalhadas de crianças que - como as que brincavam do lado de fora aguardando para embarcar no Circular - se permitiram ser apenas crianças em tempos onde sonhar, por vezes, é algo difícil demais. A passagem acima foi vivenciada na última terça-feira na Praça Nicolau Giraigire, no Jardim São Manoel, na Zona Noroeste de Santos.

Praça Viva: ficamos gratos quando estacionamos em lugares assim
Foi nesse pedacinho da cidade, entre as grandes empresas do polo industrial e o município de Cubatão, que centenas de crianças e adultos puderam embarcar em nosso Circular e vislumbrar as Histórias da Mata lá do Vale do Ribeira.

Além de atender os alunos da UME José Carlos de Azevedo Jr. e parte dos moradores do bairro, o Circular contou com a presença especial de crianças que frequentam o Centro Comunitário do Jardim São Manoel. “Nós oferecemos no espaço uma alternativa para que elas não fiquem nas ruas. Ali elas podem brincar, frequentar aulas de hip-hop e aprender artes plásticas. Acreditamos muito no que vocês fazem e por isso viemos até aqui. Acreditamos no poder da cultura de ensinar novos caminhos: mais bonitos do que aqueles que muitas crianças estão acostumadas a trilhar”, contou um dos monitores.

Naquela tarde, todos do Circular ganharam sorrisos de presente.

Para além da sala de aula. Quando o ônibus-teatro estacionou na frente da UME José da Costa e Silva Sobrinho, no Jardim Piratininga, os alunos que correram para assistir as primeiras sessões já sabiam na ponta da língua qual era o tema do espetáculo.

“É sobre cuidar da natureza e dos bichos da mata. A professora falou na sala de aula, lendo no jornal”, contou a pequena Beatriz. Ao término da sessão, ela foi uma das mais animadas para fazer as atividades interativas do folder do Circular: Histórias da Mata.

No material, entregue ao final das apresentações, as crianças levam para a sala de aula e para a casa parte dos aprendizados do ônibus. No pedacinho de papel reciclado elas pintam os animais da Mata Ciliar e testam seus conhecimentos sobre os nomes de cada bichinho em um divertido caça-palavras.

Encerramos essa primeira fase de apresentações em solo santista com uma mensagem especial de um dos espectadores mais animados do ônibus-teatro: o secretário de Cultura de Santos, professor Fabião Nunes. “Olha que a onça me assustou, rapaz! O espetáculo passa informações importantes brincando. Está lindo demais”, contou.


Com o público mais do que especial do Jardim Piratininga

Antes que a saudade aperte – a nossa e a do público – temos o prazer de informar que logo logo o Circular retornará para Santos. Acompanhe o blog e já reserve um pedacinho de taboa (quem já ‘viajou’ com a gente sabe do que estamos falando) pois muito em breve passaremos novamente por aqui para subir o rio e o caminho da mata encontrar. 

Obrigada Santos. Foi lindo sonhar com vocês! Nos vemos ;)


Por Rafaella Martinez
Com as observações de Cida Cunha


Nenhum comentário:

Postar um comentário