domingo, 27 de agosto de 2017

Circular estaciona em Praia Grande no próximo dia 31

Um ônibus adaptado com todos os recursos técnicos de som e luz para se transformar em uma sala de teatro itinerante que guarda dentro de si as histórias da mata. Assim pode ser definido o Circular: Histórias da Mata do Grupo Teatro Aberto de Santos, que estaciona entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro em Praia Grande. O projeto, que tem o apoio do Instituto Cultural Usiminas e patrocínio da Usiminas através do Programa de Ação Cultural (ProAC) do Estado de São Paulo, faz uma homenagem aos povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas do Vale do Ribeira.

Ônibus-teatro fica de quinta até domingo em Praia Grande

O ônibus-teatro chega ao Jardim Samambaia no dia 31 deste mês, com apresentações gratuitas e abertas ao público às 9h, 10h, 13h15 e 14h15 na Praça da Amorsam. Dia 1º de setembro a parada será no Jardim Quietude, próximo ao Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues, com sessões às 9h, 10h, 13h e 14h. No sábado o Circular retorna para a Praça da Amorsam, com apresentações às 10h,11h, 14h e 15h. Já no domingo o Circular encerra a circulação na cidade com apresentações a partir das 14h no Parque Leopoldo Estásio Vanderlinde, no bairro Sítio do Campo. É preciso retirar os ingressos com 30 minutos de antecedência e há limitação de 50 pessoas por sessão.

“Na pesquisa de campo que fizemos em Cananéia notamos a importância da Mata Ciliar, que fica às margens dos rios e serve como corredor para que os animais se desloquem em busca de água e comida. Da mesma forma que os cílios protegem os olhos, as matas ciliares protegem os rios, por isso elas recebem esse nome. Durante o espetáculo explicamos essa e outras curiosidades”, conta Douglas Zanovelli, produtor do projeto.

Penélope Portugal, diretora do Instituto Cultural Usiminas, reforça a importância do Circular: “O ônibus do Circular leva a história da fauna e flora da região a centenas de pessoas de forma lúdica e divertida proporcionando à população uma experiência única de assistir uma apresentação teatral em um local inusitado com informações tão ricas e relevantes. O Instituto Cultural Usiminas valoriza a importancia e o potencial desta iniciativa e acredita que são projetos como este que fazem a diferença na vida das comunidades onde a Usiminas está presente”.

Para encenar de forma lúdica a necessidade de preservar o meio ambiente, o ônibus-teatro foi especialmente preparado com um cenário confeccionado pelo artista Edivaldo Costa. "A maior parte da cenografia foi confeccionada a partir de materiais recicláveis e diversas técnicas de bonecos foram aplicadas como mamulengo, marionete, fantoche, máscara e varas. O espetáculo foi montado exclusivamente para esse espaço, onde a cenografia interage com o ônibus e com a plateia, proporcionando ao público uma experiência única", completa Edivaldo, que assina a dramaturgia do espetáculo ao lado de Douglas Zanovelli e Cida Cunha. No elenco se revezam os atores Léo Porto, Rogério Ramos, Edivaldo Costa e Douglas Zanovelli.

 O ônibus foi adaptado para receber um público de até 50 pessoas por apresentação, contando com arquibancada e ar-condicionado. “O objetivo do Circular: Histórias é descentralizar o acesso à cultura, levando dentro de um ônibus a qualidade técnica de som luz e efeitos visuais para que todos possam desfrutar da experiência de ir até o teatro. No caso, o teatro vai, sobre rodas, até o público”, conta Talita Berthi, também produtora do projeto.

Essa é a quinta parada do ônibus-teatro, que neste ano já passou pelas cidades de Cubatão, Guarulhos, Santos e São Vicente. Após Praia Grande, o Circular tem paradas já programadas em Santos (integrando a Mostra Paralela do Festival Santista de Teatro FESTA nos dias 6 e 7 de setembro) e em Cananéia (em novembro), completando um total de 160 apresentações gratuitas.
O Projeto Circular: Histórias da Mata tem o patrocínio da Usiminas através do Programa de Ação Cultural (ProAC), apoio do Instituto Cultural Usiminas, Prefeitura Municipal de Praia Grande através da Secretaria de Cultura e realização do Grupo Teatro Aberto, BERTHI Produção e Arte e Governo do Estado de São Paulo.

Confira o calendário das apresentações:







Nenhum comentário:

Postar um comentário