segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Circular: Histórias da Mata em São Vicente

As lendas dos povos indígenas, a vida no quilombo, a biodiversidade natural e as espécies de animais que vivem na Mata Ciliar. Esses e outros segredos do Vale do Ribeira estão guardados dentro do Circular: Histórias da Mata, um ônibus adaptado com todos os recursos técnicos de som e luz que estaciona entre os dias 24 e 27 de agosto em São Vicente. Penélope Portugal, diretora do Instituto Cultural Usiminas, reforça a importância do projeto: “O ônibus do Circular leva a história da fauna e flora da região a centenas de pessoas de forma lúdica e divertida proporcionando à população uma experiência única de assistir uma apresentação teatral em um local inusitado com informações tão ricas e relevantes. O Instituto Cultural Usiminas valoriza a importancia e o potencial desta iniciativa e acredita que são projetos como este que fazem a diferença na vida das comunidades onde a Usiminas está presente”.

O projeto faz uma homenagem aos povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas do Vale do Ribeira. O ônibus-teatro estaciona na EMEF Caic Ayrton Senna da Silva, na próxima quinta-feira (24) e na EMEF Armindo Ramos na sexta (25), ambas na Área Continental da cidade. Serão oito sessões voltadas para os alunos das escolas. Já no final de semana, o Circular chega à Orla, com quatro apresentações diárias abertas ao público na Praça Tom Jobim (sábado a partir das 16h) e na Rua de Lazer no domingo, com sessões a partir das 9h. Será necessária a retirada dos ingressos com 30 minutos de antecedência, lembrando que há limitação de 50 pessoas por sessão.


Ônibus-teatro estacionará na Área Continental e na Orla da Cidade

“Após contarmos as histórias do mar que foi tema da última montagem do Circular, decidimos continuar com a proposta e contar agora com uma pesquisa sobre os povos que vivem na mata. A partir de um trabalho de campo, buscamos nas culturas indígena, ribeirinha e quilombola suas histórias, costumes e lendas. Queremos levar um pouco da energia e do equilíbrio da mata para os lugares por onde o ônibus-teatro passar”, explica a produtora Talita Berthi.

O espetáculo tem como norte a importância da preservação do meio ambiente, o respeito às diferentes culturas e a difusão da arte. “Na pesquisa de campo que o grupo fez em Cananéia notamos a importância da mata ciliar, que fica às margens dos rios e serve como corredor para que os animais se desloquem em busca de água e comida. Da mesma forma que os cílios protegem os olhos, as matas ciliares protegem os rios, por isso elas recebem esse nome. Durante o espetáculo explicamos essa e outras curiosidades às crianças”, complementa Douglas Zanovelli, também produtor do projeto.

Para encenar de forma lúdica a necessidade de preservar o meio ambiente, o ônibus-teatro foi especialmente preparado com um cenário confeccionado pelo artista Edivaldo Costa, que também assina a direção artística do espetáculo. "A maior parte da cenografia foi confeccionada a partir de materiais recicláveis e diversas técnicas de bonecos foram aplicadas como mamulengo, marionete, fantoche, máscara e varas. O espetáculo foi montado exclusivamente para esse espaço, onde a cenografia interage com o ônibus e com a plateia, proporcionando ao público uma experiência única", completa Edivaldo.

O espetáculo tem dramaturgia coletiva de Douglas Zanovelli, Cida Cunha e Edivaldo Costa e no elenco os atores Léo Porto e Rogério Ramos. Essa é a quarta parada do ônibus-teatro, que neste ano já passou pelas cidades de Cubatão, Guarulhos e Santos. Após São Vicente, o Circular tem paradas já programadas em Praia Grande (de 31 de agosto a 3 de setembro), Santos (integrando a Mostra Paralela do Festival Santista de Teatro FESTA nos dias 6 e 7 de setembro) e Cananéia (em novembro), realizando um total de 160 apresentações gratuitas.

O Projeto Circular: Histórias da Mata tem o patrocínio da Usiminas através do Programa de Ação Cultural (ProAC), apoio do Instituto Cultural Usiminas, Prefeitura Municipal de São Vicente através da Secretaria de Cultura e realização do Grupo Teatro Aberto, BERTHI Produção e Arte e Governo do Estado de São Paulo.

Confira o calendário das apresentações:



Nenhum comentário:

Postar um comentário